sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A relação tecnologia-educação




Ouvimos muito, falar que os alunos atualmente, não estão gostando mais de estudar, preferem ficar nas lan houses jogando e navegando na internet. O que fazer para mudar essa situação?
Estas tecnologias começam a afetar profundamente a educação que sempre esteve e continua presa a lugares e tempos determinados: escola, salas de aula, calendário escolar, grade curricular.
Vejo uma grande possibilidade de revertermos esta situação, principalmente agora, após a realização do curso do NTE, o qual aprendemos a utilizar muitas outras ferramentas, podemos agora usar isso , pois é o que os alunos conhecem e sabem usar com facilidade, fazendo com que nossos educandos se interessem muito mais pelos assuntos trabalhados em aula e adquiram assim um maior aprendizado, pois seria realizado com prazer.
Encontramos hoje com o uso do computador, e-mail, blog, Chat, bate-papo, fórum de discussão, listas de discussão, as quais podemos utilizar em nosso trabalho com os alunos, envolvendo as questões estudadas com esses novos métodos interessantes para os alunos.
Com a produção de texto coletivo pode-se trabalhar nas diversas áreas do conhecimento, não só em língua Portuguesa, assim como Chat, fórum de discussão. No programa Excel pode-se preparar uma aula muito interessante na disciplina de Matemática, fazendo com que as aulas se tornem criativas e aconteça, assim uma verdadeira aprendizagem.

Gabriela de Siqueira Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário